Hilary Hahn
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Hilary Hahn | |
---|---|
Hilary Hahn em 2007 | |
Informação de fundo | |
Nascido | 27 de novembro de 1979 Lexington, Virginia , EUA |
Gêneros | Clássico |
Ocupações | Violinista |
Instrumentos | 1864 JB Vuillaume ( Il Cannone Guarnerireprodução) |
Hilary Hahn (nascido em 27 novembro de 1979) é um vencedor do Grammy americanoviolinista .
Hahn nasceu em Lexington, Virginia . Começando seus estudos quando tinha três anos de idade na Baltimore Peabody Institute , ela foi internada no Curtis Institute of Music , na Filadélfia com a idade de 10 e, em 1991, fez sua grande estréia orquestral com aOrquestra Sinfónica de Baltimore . Hahn assinou seu primeiro contrato de gravação musical na idade de 16 em 1996, com a Sony Music . Ela se formou no Instituto Curtis em maio de 1999 com um Bachelor of Music grau.
Hahn joga com uma cópia 1864 de Paganini Cannone feita por Vuillaume . Seu interesse principal é em performance solo, ela também executa música de câmara .
Conteúdo[hide] |
[ editar ]Início da vida e da educação
Hahn começou a tocar violino , um mês antes de seu quarto aniversário no Programa Suzuki de Baltimore Peabody Institute . [1] Ela participou de uma classe Suzuki por um ano. Entre 1984 e 1989 estudou Hahn em Baltimore sob Klara Berkovich . Em 1990, no 10, Hahn foi admitido no Curtis Institute of Music , na Filadélfia, onde se tornou um estudante de Jascha Brodsky . Hahn estudou com Brodsky por sete anos e aprendeu os études de Kreutzer , Sevcik , Gaviniès , Rode, eo Paganini caprichos. Ela aprendeu concertos 28 de violino, programas de recital, e várias outras peças curtas. [2]
Em 1991, Hahn fez sua estréia na grande orquestra com a Orquestra Sinfónica de Baltimore . Logo depois, Hahn estreou com aOrquestra de Filadélfia , Cleveland Orchestra , Pittsburgh Symphony Orchestra , ea Filarmônica de Nova York . Em 1995, Hahn fez sua estréia internacional na Alemanha, com uma performance do Beethoven Concerto para Violino com Lorin Maazel ea Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera . O concerto foi transmitido por rádio e televisão na Europa. Um ano depois, Hahn estreou no Carnegie Hall , em Nova Iorque como solista com a Orquestra de Filadélfia.
Por 16, Hahn havia completado os requisitos do Instituto Curtis de universitários, mas optou por permanecer por vários anos a perseguir disciplinas optativas, até sua graduação em Maio de 1999 com um Bachelor of Music grau. Durante este tempo, ela treinou violino comJaime Laredo , e estudou música de câmara com Felix Galimir e Graffman Gary . Em entrevista à PBS em dezembro de 2001, Hahn afirmou que de todas as disciplinas musicais, ela está mais interessado no desempenho. [3]
[ editar ] CarreiraMusical
Em 1996, quando ela tinha 16 anos de idade, a Sony Music assinou Hahn para um contrato de exclusividade. [4] Depois de Hahn completou a sua parte do contrato com a Sony, que foi por cinco gravações ao longo de seis anos, ela decidiu contra a renovação do contrato como ela e Sony não concordou em seus projetos futuros. [4] Em vez disso, Hahn assinado com aDeutsche Grammophon em 2003 depois de seu contrato com a Sony expirou no ano anterior. [4]
Hahn tocou com orquestras como a Orquestra Sinfônica de Londres , Filarmônica de Nova York , Stuttgart Radio Symphony Orchestra , ea Orquestra Sinfônica de Cingapura . Ela estreou com a Orquestra Sinfônica de Chicago em março de 2007 e jogou na Cidade do Vaticano, como parte das comemorações do Papa Bento XVI em conjunto com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart e maestro Gustavo Dudamel , também em 2007.
Ela começou a atuar e fazer turnês em um cruzamento duo com o cantor e compositor Josh Ritter , em 2007, e com o cantor e compositor Tom Brosseau em 2005. [5] De acordo com Hahn, "Outros músicos gêneros cruzadas o tempo todo. Para mim não é cruzado-I simplesmente inserir seu mundo. Liberta-te a pensar de uma maneira diferente do que você foi treinado para fazer ". [6]
Além de ser um violinista solo, Hahn também se apresentou como um músico de câmara . Desde o verão de 1992 ela se apresentou quase todos os anos com o Festival de Música de Câmara em Skaneateles Skaneateles , Nova York. Entre 1995 e 2000 ela se apresentou e estudou música de câmara no Festival de Música de Marlboro , em Vermont, e em 1996 atuou como um artista e um membro do programa de tutoria de música de câmara da Sociedade de Música de Câmara do Lincoln Center .
Em uma entrevista de 1999 à revista Cordas, Hahn citou pessoas influentes no seu desenvolvimento como músico e um estudante, incluindo David Zinman , o maestro da Orquestra Sinfônica de Baltimore, e mentor de Hahn desde que ela tinha dez anos, Lorin Maazel, com quem trabalhou na Europa com a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera . [7]
Hahn às vezes se sente que os admiradores da música clássica "tornam difícil para as pessoas que estão apenas próximas dentro eu acho que se as pessoas mostram-se em jeans e correntes, é ótimo que todos os componentes da cultura está interessado em música. Pessoas esquecem às vezes que se trata de a música, não como você agir e vestir ". [6]
Durante os shows que ela faz esperar silêncio absoluto do público durante a música. "Não por esnobismo ou respeito sagrado para a música, mas apenas para que todos (incluindo os artistas) pode ouvi-lo. Grande música pode ser muito confortável e relaxante, e você pode dormir, contanto que você não roncar". [ 6]
Em 14 de janeiro de 2010, Hahn apareceu no The Tonight Show com Conan O'Brien em apoio do seu álbum, Bach:. Violino e Voz [8]Pouco tempo depois, o álbum vendeu mil cópias, alcançando # 1 em um Billboard gráfico clássico, [ 9] oficialmente alcançando a posição # 6 na parada da Billboard álbuns clássicos. [10]
[ editar ]Sobre tocar Bach
Em 1999, Hahn disse que ela interpretou Bach mais do que qualquer outro compositor, e que ela tinha jogado peças solo de Bach todos os dias desde que ela tinha oito anos. [2]
Bach é, para mim, a pedra de toque que mantém meu jogo honesto. Mantendo a entonação pura em paradas duplas, trazendo as diversas vozes, onde a frase que o exijam, cruzando as cordas de modo que não há acentos inadvertidas, apresentando a estrutura de tal forma que é claro para o ouvinte sem ser pedante - pode-se ' t coisas falsas em Bach, e se um ganha todos eles para o trabalho, a música canta da forma mais maravilhosa.-Hilary Hahn, São Paulo domingo [11]
Em um segmento em NPR intitulado "Músicos em suas próprias palavras", Hahn fala sobre a experiência surreal de jogar a Chaconne de Bach (da Partita para violino n º 2 ) sozinho no palco de concertos. No mesmo segmento, ela discute suas experiências emulando uma cotovia ao jogar The Lark Ascending por Ralph Vaughan Williams . [12]
[ editar ]Instrumento
Seu violino é uma cópia 1864 de Paganini Cannone feita por Vuillaume . Hahn usa arcos pela fabricante de arco-americano Isaac Salchow e francês fabricantes arco Emile Ouchard[ esclarecimentos necessários Qual?], Paulo Jombar, e Emil Miquel. [2] Quanto às suas cordas, ela usa Dominants [2] para a ferida de alumínio A ( ), D e G (ferida de prata) e usa um Pirastro Gold Label Aço E.
[ editar ]Jornal
Site oficial Hahn inclui uma seção intitulada "Por Hilary". Na entrevista Revista Strings,Hahn disse que a idéia para seus "Postcards from the Road" recurso originado durante uma visita de sensibilização a uma classe de terceira série no interior de Nova York. A classe estava fazendo um projeto de geografia em que os alunos pediram a todos que eles sabiam que estava viajando para enviar cartões postais das cidades que estavam de visita, a fim de aprender mais sobre o mundo. Hahn decidiram participar depois de receber uma reação positiva de sua sugestão de que ela participar também. [2] Hahn apreciado a experiência de seu primeiro ano com o projeto tanto que ela decidiu continuar-lo em seu novo site. [13] Alguns anos depois, ela expandiu os cartões postais a um formato de revista. Entradas de diário geralmente incluem fotografias que Hahn toma enquanto está em turnê pela cidade e durante os ensaios.
Desde setembro 2008 caso Hahn violino do próprio Twitter conta existe, [14] no qual mensagens são postadas na estrada. [15]
[ editar ]Discografia
- Hilary Hahn Plays Bach (1997)
- Hilary Hahn, violino
- Beethoven Concerto para Violino / Bernstein Serenade (1999)
- Hilary Hahn, violino
- Baltimore Symphony Orchestra
- David Zinman , condutor
- Indicado ao Grammy - Melhor Interpretação Instrumental Solista com Orquestra
- Barber & Meyer concertos para violino (2000)
- Hilary Hahn, violino
- São Paulo Chamber Orchestra
- Hugh Wolff , condutor
- Brahms e Stravinsky concertos para violino (2001)
- Hilary Hahn, violino
- Academia de St. Martin in the Fields
- Sir Neville Marriner , condutor
- Grammy Award de Melhor Solista Instrumental Performance (s) (com orquestra)
- Mendelssohn e Shostakovich Concertos (2002)
- Hilary Hahn, violino
- Filarmónica de Oslo
- Marek Janowski e Hugh Wolff, condutores
- Concertos de Bach (2003)
- Hilary Hahn, violino
- Margaret Bätjer , violino; Allan Vogel , oboé
- Los Angeles Chamber Orchestra
- Jeffrey Kahane , condutor
- A Vila Soundtrack Motion Picture (2004)
- Hilary Hahn, violinista destaque
- Música composta por James Newton Howard
- Elgar: Concerto para Violino ; Vaughan Williams: The Lark Ascending (2004)
- Hilary Hahn, violino
- Orquestra Sinfônica de Londres
- Colin Davis , maestro
- Mozart: Violino Sonatas K. 301, K. 304 , 376 e K. K. 526 (2.005)
- Hilary Hahn, violino; Natalie Zhu , piano
- Entrou na Billboard Chart Clássica no número 7 [16]
- "Para a Rússia Minha Pátria", do álbum Worlds Apart por ... e você vai nos conhecer pelo Trail of Dead (2005)
- Paganini: Concerto para Violino n º 1 / Spohr : Concerto para Violino N º 8 - Gesangsszene (2006)
- Hilary Hahn, violino
- Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca
- Eiji Oue , condutor
- "Web Bruxa", do álbum tão dividido por ... And You Will Know Us pelo Trail of Dead (2006)
- "Der Kleine Hörsaal - Die Geige mit Hilary Hahn" (2007) [17]
- Hilary Hahn, narrador
- "Fork in the Road" e "parte azul do pára-brisa", do álbum Grand Forks por Tom Brosseau (2007)
- Schoenberg: Concerto para Violino ; Sibelius: Concerto para Violino (2008)
- Hilary Hahn, violino
- Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca
- Esa-Pekka Salonen , Maestro
- Estreou em # 1 na Billboard clássicas para três semanas seguidas (a gravação Schoenberg primeiro a estrear em # 1).
- Grammy Award de Melhor Solista Instrumental Performance (s) (com orquestra) [18]
- Indicado ao Grammy - Melhor Álbum Clássico
- Classificado como 6 por Newsweek na sua lista dos 10 melhores álbuns da década. [19]
- "Bach: Violino e Voz" [20] (2010)
- Hilary Hahn, violino; Christine Schäfer , soprano; Matthias Goerne , barítono; Orquestra de Câmara de Munique
- Higdon & Tchaikovsky concertos para violino (2010)
- Hilary Hahn, violino
- Royal Liverpool Philharmonic
- Vasily Petrenko , condutor
- Charles Ives : Quatro Sonatas (2011)
- Hilary Hahn, violino
- Valentina Lisitsa , piano
- Silfra (2012)
- Hilary Hahn, violino
- Hauschka (aka Volker Bertelmann), piano preparado
Nenhum comentário:
Postar um comentário